Mercado editorial em alerta: vendas em queda e livrarias sob pressão em 2025

Às vésperas da rentrée littéraire, a aguardada temporada de lançamentos que movimenta o mercado editorial francês, o setor livreiro não tem muitos motivos para comemorar. O cenário em meados de 2025 é de cautela, com indicadores que apontam para uma retração no consumo e desafios crescentes para editores e livreiros.

Um recuo generalizado nas vendas

A tendência de queda observada em 2024 não apenas se confirmou como se acentuou nos primeiros meses de 2025. “O faturamento geral está em baixa. Não estamos presenciando um colapso, mas sim um recuo generalizado em quase todos os segmentos editoriais”, explica Renaud Lefebvre, diretor-geral do Sindicato Nacional da Edição (SNE). Isso significa que praticamente todas as categorias apresentam vendas menores: livros infantojuvenis, quadrinhos, ciências humanas e sociais, livros práticos e de arte.

A única exceção parece ser a literatura, que registrou um aumento de 5,7% em seu faturamento em 2024. No entanto, Lefebvre pondera: “A literatura parece ir melhor, mas é uma impressão enganosa. Esse número é impulsionado principalmente por fenômenos de venda — como o thriller A Empregada, de Freida McFadden, que vendeu mais de 600 mil exemplares — e por uma contribuição muito significativa do crescimento do gênero romance. Também notamos um desempenho cada vez mais dinâmico dos livros de bolso”. Outro dado relevante é a diminuição na publicação de novidades, com uma queda de 18,9% nos últimos cinco anos. “De qualquer forma, é preciso que os editores torçam para que o segundo semestre seja melhor que o primeiro”, conclui Lefebvre, que se diz “razoavelmente” otimista, contando com o impacto dos prêmios literários e das vendas de Natal.

Livrarias também sentem o impacto

O sentimento de preocupação é compartilhado pelos livreiros. “Desde o início do ano, a atividade está fraca”, lamenta Guillaume Husson, delegado-geral do Sindicato da Livraria Francesa (SLF). “No primeiro semestre, observamos uma queda de 1,3% no faturamento das livrarias. Em termos absolutos, não é uma catástrofe, mas por trás desse número, algumas categorias de livrarias, especialmente as menores, estão sofrendo muito mais. Algumas chegam a registrar perdas de 6%.”

Apesar do cenário, obras promissoras se destacam

Mesmo com o mercado desaquecido, a paixão pelos livros continua viva. Entre os 484 romances publicados nesta temporada literária, alguns já conquistaram o coração dos livreiros independentes na Bélgica. Um dos destaques é:

O Menino que Veio do Mar, de Garrett Carr, traduzido do inglês (Irlanda) por Pierre Bondil, editora Gallmeister, 416 págs. (lançamento em 20 de agosto). A trama se passa na Irlanda de 1973, onde uma pequena cidade de pescadores é abalada pela descoberta de um bebê na praia. Acolhido por um casal, o menino, batizado de Brendan, desperta o ciúme de seu irmão adotivo e o fascínio dos moradores. Conforme cresce, seu comportamento se torna cada vez mais misterioso, e seus poderes – reais ou supostos – intrigam e irritam a comunidade. Narrado pela própria voz coletiva da cidade, o romance é uma saga familiar comovente e a crônica de uma comunidade cujo modo de vida é transformado por um mundo em constante mudança.

No cenário internacional, Prêmio do Livro Alemão anuncia seus indicados

Ampliando o foco para a literatura europeia, o júri do Prêmio do Livro Alemão de 2025 anunciou nesta terça-feira, 19 de agosto, sua primeira lista com 20 romances selecionados entre 229 títulos concorrentes. A premiação celebra o melhor romance em língua alemã do ano.

“Se a incerteza é a marca do nosso tempo, uma coisa é certa: esta primeira seleção reúne 20 romances notáveis que refletem nossa realidade precária por meio de abordagens muito diversas”, afirmou Laura de Weck, porta-voz do júri. “Romances de estreia estão ao lado de textos de autores consagrados, alguns títulos nos divertiram com sua fantasia, outros nos comoveram profundamente. Temos muitos motivos para nos preocupar com o futuro, mas não com a literatura.”

A primeira lista de selecionados para o Prêmio do Livro Alemão de 2025 inclui:

  • Kathrin Bach, Lebensversicherung (Voland & Quist, fevereiro de 2025)

  • Marko Dinić, Buch der Gesichter (Zsolnay, agosto de 2025)

  • Nava Ebrahimi, Und Federn überall (Luchterhand, setembro de 2025)

  • Dorothee Elmiger, Die Holländerinnen (Hanser, agosto de 2025)

  • Kaleb Erdmann, Die Ausweichschule (park x ullstein, julho de 2025)

  • Annett Gröschner, Schwebende Lasten (C.H. Beck, abril de 2025)

  • Dmitrij Kapitelman, Russische Spezialitäten (Hanser Berlin, fevereiro de 2025)

  • Jina Khayyer, Im Herzen der Katze (Suhrkamp, julho de 2025)

  • Jehona Kicaj, ë (Wallstein, julho de 2025)

  • Michael Köhlmeier, Die Verdorbenen (Hanser, janeiro de 2025)

  • Jonas Lüscher, Verzauberte Vorbestimmung (Hanser, janeiro de 2025)

  • Thomas Melle, Haus zur Sonne (Kiepenheuer & Witsch, agosto de 2025)

  • Jacinta Nandi, Single Mom Supper Club (Rowohlt Hundert Augen, junho de 2025)

  • Gesa Olkusz, Die Sprache meines Bruder