PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

Notícias

29.01.2010

Observatório Municipal de Campinas, localizado em Joaquim Egídio, comemora 33 anos

Por Priscila de Abreu, 8h46

No último dia 15, o Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” (OMCJN), celebrou 33 anos de existência, um marco para Astronomia, Ciência, Cultura e Educação de Joaquim Egídio e toda região.

Você sabia que Júpiter possui 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto e que seu tamanho é 1380 vezes maior que a Terra? Não?! Pois este é o papel do Observatório Municipal de Campinas, mostrar através de dados técnicos e reais a “dimensão” do universo e levar o conhecimento astronômico ao maior número de pessoas possível, realizando um trabalho permanente com os estudantes e é claro com o público final.

O espaço foi inaugurado pela Prefeitura Municipal no dia 15 de janeiro de 1977, porém a sua historia teve inicio em 1975, quando o empreendedor e astrónomo amador dos mais competentes Dr. Lauro Péricles Gonçalves, na época prefeito de Campinas, planejou inaugurar o primeiro observatório astronômico municipal do Brasil.

Para esta empreitada viu-se a necessidade de uma equipe técnica e através desta selou-se um convênio com o Observatório de Capricórnio, entidade sem fins lucrativos fundada e dirigida pelo saudoso astrónomo, Jean Nicolini.

Com a intenção de passar a informação, mas partindo do pressuposto da formação, atualmente o OMCJN trabalha com três áreas: Pesquisa (parte inclusive que está comprometida por causa da poluição luminosa), Divulgação Cientifica (atendimento ao público) e Educação cientifica (voltada as escolas).

“No caso do atendimento ao público, as pessoas encontram durante o tour uma divulgação da ciência, sendo o ato de observar no telescópio o último, antes disso há uma apresentação sobre o assunto, bate papo com os astrónomos, vídeos de palestras, contemplação do por do Sol e ao anoitecer, junto com palestras e reconhecimento do céu que o público poderá observar através do aparelho, para que ela possa entender e ter uma formação sobre o assunto.” - conta o supervisor e astrónomo do OMCJN, Orlando Rodrigues Ferreira, que completa - “Já na Educação cientifica, o trabalho vem pela escola, que já traz um projeto direcionado de acordo com a faixa etária, nível de escolaridade. Logo, nós já chegamos a atender crianças da APAE, um dia muito emocionante e marcante, assim como universitários.”.

Atualmente o OMCJN é aberto ao público em geral ao domingos, das 17h às 21h e reserva a semana para o atendimento as escolas. Fora isso, também participa de alguns projetos da Prefeitura de Campinas, sendo um deles o “Viva Mais” e promove eventos como “Noites Gastronômicas” - parceira com a Secretária de Turismo e com os restaurantes de Sousas e Joaquim Egídio que acontece, normalmente, uma vez por mês.

Saiba Mais:

A área: Em 12 de fevereiro de 1976, o saudoso Sr. Orlando Borg hi, fazendeiro e proprietário da empresa Borgri Agrícola Comercial S/A, doou uma gebra de 21.329,50 m², há 32 km do centro de Campinas e a 1.030 metros de altitude, para construção do Observatório Astronômico e Astrofísico do Monte Urânia. A área foi desmembrada da Fazenda São Pedro, na Serra das Cabras, Distrito de Jaquim Egídio.

Nome: No ano de sua inauguração o Observatório foi nomeado como – Estação Astronômica Municipal de Campinas – somente, em janeiro de 1992, depois da fatalidade que resultou no falecimento do fundador do Observatório de Capricórnio, o local passou a denominação patronímica de Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”.

Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web